Que povo é esse?

Que povo é esse?

Vamos iniciar rezando: “Inspirai, Senhor, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

No último artigo falamos do termo Liturgia que vem de duas palavras que significam aproximadamente ‘povo’ e ‘ação’. Dissemos que quem age na liturgia é, em primeiro lugar o Deus Trindade. Em resposta a essa ação a assembléia presta um culto de louvor e adoração a Deus.

Neste artigo vamos falar brevemente do ‘povo’. Mas que povo é esse? Como diz a carta de São Pedro; este é o Povo “escolhido de acordo com a presciência de Deus Pai e através da santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo e serem purificados pelo seu sangue.” (1Pd 1, 2)

Deus escolheu um povo para ser herdeiro de sua aliança. Com Jesus a aliança estendeu-se até os confins da terra e foi oferecida a todas as pessoas. Na história do Povo de Israel a Igreja de Cristo já estava sendo preparada, e tudo se encaminha para a Nova e Eterna Aliança feita com a oferta da vida de Cristo, Cordeiro Imolado pela vida de muitos.

Este povo escolhido é convocado, é chamado para seguir Jesus, para encontrar a Salvação oferecida pelo Pai. Assim nos diz o catecismo da Igreja Católica no número 1097: “ Na liturgia da Nova Aliança, toda ação litúrgica, especialmente a celebração da Eucaristia e dos Sacramentos é um encontro entre Cristo e a Igreja”. É o Senhor que vem ao encontro daqueles que Ele mesmo escolheu, daqueles que buscam lavar e alvejar suas vestes no sangue do Cordeiro.

Este povo torna-se uma Assembléia Litúrgica, uma Igreja Viva ao manifestar sua fé, ao reconhecer o Mistério Pascal de Cristo, os desígnios do Pai na História da Salvação e a força Santificadora do Espírito. Este povo torna-se Assembléia Litúrgica, sendo um Povo Sacerdotal que, convocado pela Palavra, que é o próprio Cristo, se reúne para celebrar o Mistério Pascal.

Outra marca deste povo é sua comunhão. São aqueles que buscam ser assíduos na comunhão fraterna. Esta comunhão nasce do Mistério da comunhão da Trindade Santa. Esta comunhão é expressa simbolicamente como a comunhão do Corpo de Cristo, em que cada membro, parte do corpo, coopera para o bem do todo. Cristo é a cabeça, sinalizada na Assembléia litúrgica por quem preside. É de Cristo que todo o corpo sacerdotal, a Assembléia Litúrgica, recebe toda dignidade e Ofício.

Para terminar, vamos citar novamente a primeira carta de Pedro, confirmando que este povo é o Povo Eleito, escolhido e chamado por Deus e que quis responder sim ao chamado. Um povo que fez opção de fé de configurar-se a Cristo.

“Aproximem-se do Senhor, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. Do mesmo modo, vocês também, como pedras vivas, vão entrando na construção do templo espiritual, e formando um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais que Deus aceita por meio de Jesus Cristo. Vocês, porém, são raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus, para proclamar as obras maravilhosas daquele que chamou vocês das trevas para a sua luz maravilhosa. Vocês que antes não eram povo, agora são povo de Deus; vocês que não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia.” (1Pd 2, 4-5;9-10”
Rezemos para terminar: “A vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, ó Virgem gloriosa e bendita.”  E cantemos:

Povo De Deus Foi Assim

Autor: L.: J. Thomaz Filho / M.: Frei Fabretti

1. Povo de Deus, foi assim: Deus cumpriu a palavra que diz: "Uma virgem irá conceber", e a visita de Deus me fez mãe! * Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender * A humildade, a confiança total, e escutar o teu Filho que diz:

Senta comigo à minha mesa, * nutre a esperança, reúne os irmãos! * Planta meu reino, transforma a terra, * mais que coragem, tens minha mão!

2. Povo de Deus foi assim: nem montanha ou distância qualquer * Me impediu de servir e sorrir. Visitei com meu Deus. Fui irmã! * Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender * Desapego, bondade, teu sim, e acolher o teu Filho que diz:

3. Povo de Deus, foi assim: meu menino cresceu e  entendeu, * Que a vontade do Pai conta mais, e a  visita foi Deus quem nos fez. * Mãe do Senhor, nosso mãe, nós queremos contigo aprender * A justiça, a  vontade do Pai, e entender o teu Filho que diz:


4. Povo de Deus, foi assim: da verdade jamais se  afastou. * Veio a morte e ficou nosso pão. Visitou-nos  e espera por nós! * Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender * A verdade, a firmeza, o perdão, e seguir o teu Filho que diz: